Na procura de soluções de base natural para a gestão das faixas de servidão, a REN elaborou um protocolo entre a autarquia de Vieira do Minho, a Associação de Ordenamento da Serra da Cabreira e a Associação de Equinos de Raça Garrana.
Este projeto, junta cerca de 263 éguas e 28 garanhões que vão fazer a prevenção de incêndios florestais na Serra da Cabreira.
Através de um protocolo assinado pelas quatro entidades, esta iniciativa prevê que a REN fique responsável por construir uma vedação, em alguns troços específicos, que vai impedir os garranos, em alturas de menor alimento no alto da Serra da Cabreira, de chegar facilmente à Estrada Nacional 103, diminuindo assim a possibilidade de acidentes rodoviários.
Em complemento a esta medida, a REN vai criar um sistema de pastagens melhoradas e plantar espécies arbustivas autóctones em zonas selecionadas, o que vai contribuir para que os animais não sintam a necessidade de se deslocar para zonas mais perigosas para encontrar alimento, assim como contribuir para o aumento da biodiversidade.
A REN será ainda responsável pela criação de bebedouros para os animais e pela colocação de localizadores GPS nos garanhões e éguas dominantes, com vista à sua monitorização.