A REN atribuiu o 1.º lugar da edição de 2011/12 do Prémio REN a Tiago Castelhano, mestrando do Instituto Superior Técnico (IST), pelo seu projeto de 'Terras em Subestações'.
A cerimónia decorreu hoje, no Hotel Tivoli Lisboa, durante a Conferência 'Redes do Futuro', organizada pela REN e que contou com a presença de George Gross, Professor de Engenharia Elétrica e Informática na Universidade do Illinois, Artur Trindade, Secretário de Estado da Energia.
O trabalho de Tiago Castelhano, que lhe valeu um prémio de 12.500 euros teve como principal objectivo melhorar a segurança das pessoas que operam e visitam as subestações elétricas. Neste contexto, o estudo estabelece as metodologias de dimensionamento de malhas de terra em subestações, de modo a ser um guia no dimensionamento destes sistemas.
O segundo prémio, no valor de 6.500 euros, foi atribuído a Tiago Pinto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) intitulado 'Adaptive Learning in Agents Behavior: A Framework for Electricity Markets Simulation'. Neste trabalho foi desenvolvido um sistema que permite aos agentes optimizar as ofertas de energia ao mercado.
David Cerdeira, do IST, arrecadou o terceiro prémio, no valor de 3.500 euros, com um trabalho na área das Smart Grids, denominado de 'Smart Grids - Implementação Distribuída, em Arquitecturas 61850 em Subestações de Energia, de Automatismos Programados Segundo a Norma 61131-3',que garante a interoperabilidade dos dispositivos de automação de diferentes sistemas que controlam as redes elétricas.
O Júri atribuiu ainda duas menções honrosas aos trabalhos de João Soares, do ISEP e Rui Parreira, do IST.
Integração das Energias Renováveis em destaque
Para além da atribuição dos prémios, outro dos pontos altos da cerimónia foi a intervenção de George Gross. O orador especialista em Integração de Energias Renováveis abordou as oportunidades de futuro das energias renováveis, com especial destaque para o desafio das Smart Grid.
O júri desta edição do Prémio REN é presidido pelo Professor José Sucena Paiva, do Instituto Superior Técnico, e constituído por representantes do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e da REN.
Os critérios de seleção passaram pela avaliação do nível de conhecimentos técnicos e científicos, pelo carácter inovador da abordagem e dos resultados, e ainda pela criatividade demonstrada quanto aos objectivos e métodos desenvolvidos. A estrutura e organização da apresentação foram também um factor a ter em conta.
O Prémio REN vai já na sua 17.ª edição, e visa distinguir as melhores teses de mestrado no âmbito das redes e dos sistemas eléctricos de energia e gás natural, realizadas em estabelecimentos de ensino superior portugueses, por mestres ou finalistas de mestrados nos ramos da Engenharia.