01 março 2024

Apoio e inclusão de pessoas em situação de sem-abrigo é o tema do Prémio AGIR 2024

Candidaturas abertas entre 1 de março e 30 de abril

Estão abertas as candidaturas para a 11ª edição do Prémio AGIR, este ano dedicado ao Apoio e Inclusão de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

A escolha deste tópico para tema do Prémio AGIR demonstra o reconhecimento por parte da REN de que este é um desafio cada vez mais premente, dado o número de pessoas em situação sem-abrigo ter aumentado 78% desde 2019, segundo dados da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, divulgados em 2023. Os estudos sobre este fenómeno mostram que o perfil tipo da pessoa em situação de sem-abrigo é cada vez mais variado, tornando necessária uma maior diversidade de respostas por parte da sociedade civil.

O Prémio AGIR enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN e visa apoiar projetos estruturantes, que tenham impacto real e não apenas monetário. O AGIR tem ainda como objetivo aumentar a visibilidade dos projetos, o que lhes poderá ser útil na recolha de outros apoios.

As candidaturas podem ser apresentadas, entre 1 de março e 30 de abril, em stone-soup.net e a divulgação dos projetos vencedores será feita no início de 2025. A seleção das três melhores candidaturas é da responsabilidade da REN, em parceria com a STONE SOUP, entidade que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, efetuando também a avaliação do impacto social real do apoio atribuído. Ao primeiro classificado é concedido um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.

As últimas edições do Prémio AGIR foram dedicadas aos temas, “Promoção do desenvolvimento sustentável" (2023); “Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas”(2022); “Inovação Social em resposta à COVID-19”(2021); “Promoção de Emprego para Pessoas Vulneráveis”(2020) “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar” (2019); “Preservação do património natural” (2018); “Inserção Laboral de Pessoas com Deficiência” (2017); “Combate à Pobreza e Exclusão Social” (2016); “Envelhecimento Ativo” (2015) e “Criação de Emprego” (2014).



;
0:00
/
0:00