A Vice-Presidente Executiva para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, recebeu hoje, 24 de junho, os cinco CEOs do consórcio H2med: Arturo Gonzalo (Enagás, Espanha), Pierre Duvieusart (vice-CEO da NaTran, França), Thomas Hüwener (OGE, Alemanha), Rodrigo Costa (REN, Portugal) e Carolle Foissaud (Teréga, França) para discutir o progresso do projeto do corredor de hidrogénio limpo H2med.
Foi uma oportunidade para a Comissária e para os CEOs trocarem pontos de vista sobre o avanço do projeto H2med, que ajudará a cumprir as metas de descarbonização da União Europeia (UE) e a cobrir 10% do consumo europeu de hidrogénio até 2030.
Os CEOs expressaram a necessidade de manter uma política de apoio, bem como metas ambiciosas para o hidrogénio, e de dar visibilidade, o mais rapidamente possível, ao quadro regulamentar que será implementado nestes projetos, a fim de poder tomar decisões de investimento em tempo útil, em conformidade com o acordo de Alicante (ver último parágrafo).
Os parceiros do consórcio anunciaram também um marco importante para o H2med: a assinatura dos acordos de subvenção para os projetos PCI BarMar (Barcelona-Marselha) e CelZa (Celorico-Zamora) — componentes essenciais da iniciativa H2med —, na sequência do anúncio feito em janeiro passado pela Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente (CINEA). A assinatura dos acordos de subvenção com a CINEA permite que ambos os projetos recebam efetivamente o financiamento atribuído ao abrigo do Mecanismo Interligar a Europa (MIE) para a Energia: 28.336.978 euros para financiar estudos de engenharia para o projeto BarMar, incluindo campanhas de reconhecimento marítimo e ambiental, e 7.221.872 euros adicionais atribuídos ao projeto CelZa para apoiar as fases de engenharia básica e detalhada do gasoduto e da estação de compressão.
O financiamento europeu — que representa 100% dos fundos CEF solicitados e 50% do investimento na fase atual do projeto — permitirá avançar na engenharia básica e detalhada da infraestrutura, bem como nos estudos de impacto ambiental e licenciamento. Os fundos europeus concedidos para projetos relacionados com o H2med representam 39% do financiamento total aprovado pela CINEA para projetos de hidrogénio.
Este marco assinala uma nova etapa no desenvolvimento e concretização do projeto, aproveitando também a criação da Aliança H2med em dezembro passado, que visa reunir parceiros europeus no projeto para desenvolver uma cadeia de valor totalmente integrada ao longo do corredor de hidrogénio.
O projeto H2med foi apresentado pela primeira vez pelos líderes dos governos de Portugal, Espanha e França, com o apoio da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Alicante (Espanha), na cimeira Euromed, em 9 de dezembro de 2022, tendo-se acrescentado o apoio da Alemanha em janeiro de 2023. Na sequência deste impulso inicial, os operadores de Portugal, Espanha, França e Alemanha apresentaram o projeto num evento em Berlim, em outubro de 2023, onde foi ratificado o apoio dos governos destes quatro países e da Comissão Europeia, bem como da indústria e dos principais intervenientes do setor na Alemanha.