A Comissão Europeia selecionou a iniciativa 'CORE LNGas hive', entre os projetos submetidos ao mecanismo 'Conectar
Europa' (CEF), para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transporte
(Convocatória 2014), e irá receber fundos de 16,4 milhões de euros da Comissão
Europeia. O investimento total no projeto ascenderá a 33 milhões de euros.
O projeto, liderado pelos Puertos del Estado e
coordenado pela Enagás conta com 42 parceiros em Portugal e Espanha: 9
instituições públicas, entre as quais se conta a Direção Geral da Marinha
Mercante; 13 autoridades portuárias; 21 empresas industriais, (como os
operadores de GNL), construtoras navais, regaseificadoras, entre outras
empresas. A sua execução está planeada durar até 2020 e a presença
institucional no projeto pretende apoiar-se nos seus desenvolvimentos para
propor um documento de política nacional para o uso do GNL como combustível
marítimo em Espanha. Um total de 681 projetos foram submetidos à Convocatória,
entre os quais o 'Core LNGas hive'.
O objetivo do projeto é desenvolver uma cadeia logística
integrada, segura e eficiente para o fornecimento do GNL como combustível no
setor dos transportes, especialmente marítimo, na Península Ibérica. Contempla
a realização de 20 estudos, impulsionados pelos parceiros, para a adaptação das
infraestruturas de desenvolvimento logístico-comercial, que permita a prestação
de serviços small scale (abastecimento em pequena escala) e bunkering
(fornecimento de GNL como combustível para barcos).
Em linha com a Directiva 2014/94 da UE sobre
infraestruturas de combustíveis alternativos (Clean Power for Transport), este
projeto contribuirá para a descarbonização dos corredores do Mediterrâneo e
Atlântico. O GNL é um dos combustíveis fosseis mais amigos do ambiente, uma vez
que gera menos 30% de emissões de CO2 que o petróleo e os seus derivados.
Adicionalmente, contribui para a redução das emissões de óxidos de enxofre (SOx),
partículas (PM) e óxidos de nitrogénio (NOx), o que permitirá
cumprir com a cada vez mais restritiva regulação ambiental, melhorando a
qualidade do ar nos ambientes portuários.
Com 8 fábricas de regaseificação, a Península
Ibérica conta com uma posição geoestratégica e um conhecimento em logística de
GNL chaves para o desenvolvimento do projeto e para a sua consolidação como
referência europeia neste campo.
Os 42 parceiros deste projeto são: Enagás, enquanto
coordenadora; Entidades públicas: Puertos del Estado, Dirección General de la
Marina Mercante, Ente Vasco de la Energía (EVE), Instituto Enerxético de
Galicia (INEGA), Renfe Mercancías, Sociedad de Salvamento y Seguridad Marítima
(SASEMAR), Universidad Politécnica de Madrid e Universidade de Santiago de
Compostela; 13 Autoridades Portuárias: Bahía de Algeciras, Barcelona, Bilbao,
Cartagena, Ferrol-San Cibrao, Gijón, Huelva, Melilla, Santander, Tarragona,
Tenerife, Valencia e Vigo; 21 empresas industriais: Astilleros Armón, Boluda
Corporación Marítima, Bureau Veritas, CEPSA, Flota Suardiaz, Fundación
Valenciaport, Gas Natural Fenosa, Guascor Power, HAM Criogénica, IDIADA
Automotive Technology, ITSAS Gas Bunker Supply, Molgas Energía, Reganosa,
Remolcadores Ibaizabal, REN Gasodutos, Saggas, Seaplace, Terminal Catalunya
(BEST), Terminal de Contenidors de Barcelona (TCB) e UTE Remolcadores
Barcelona-SAR.