A REN - Redes Energéticas Nacionais, promove, no próximo dia 1 de Outubro, na Fundação Champalimaud, a 19º edição do PRÉMIO REN. Walter Boltz, vice-presidente do regulador europeu para a energia e Sami Andoura, Investigador Sénior na Notre Europe - do Instituto Jacques Delors, serão os oradores da Conferência do Prémio REN.
O Prémio REN é o prémio de cariz científico mais antigo em Portugal. É um galardão de caráter científico que desde 1995 destaca as melhores teses de Mestrado realizadas no âmbito das redes e dos sistemas elétricos de energia e gás natural.
Este ano, a Conferência do Prémio REN terá como foco o futuro do mercado energético europeu. Walter Boltz, vice-presidente da ACER (Agency for the Cooperation of Energy Regulators), tem sido uma das figuras europeias nas relações entre a Europa e a Rússia para as questões do mercado europeu do gás. O austríaco abordará os desafios de financiamento das infraestruturas energéticas europeias. Sami Andoura, com uma ampla experiência de direção de projetos de investigação sobre a política energética da UE, falará aos presentes sobre o futuro da política energética europeia.
Durante a tarde, os dois oradores juntam-se num debate a Jorge Vasconcelos, Presidente da NEWES - New Energy Solutions e do Conselho de Administração da Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia indicado pelo Parlamento Europeu. Em análise nesta mesa redonda moderada por Francisco Ferreira da Silva, do Diário Económico, estará o 'Mercado Energético Europeu: Segurança de abastecimento e proteção dos consumidores'.
No final, João Peças Lopes, Professor Catedrático da FEUP e Presidente do Júri do Prémio REN, divulga os premiados deste ano. O trabalho vencedor será depois apresentado aos presentes.