15 junho 2023

Encontro Ibero-americano de energia premeia solução de carregamento da REN

O speed-E, solução de mobilidade criada pela REN – Redes Energéticas Nacionais, que possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir das linhas de Muito Alta Tensão, foi distinguido como um dos melhores projetos apresentados no Encontro Regional Ibero-americano do Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRE). O XIX Encontro decorreu na Foz do Iguaçu, no Brasil, e serviu para mais de 800 participantes de 18 países debaterem as principais tendências do setor elétrico.

Ao fornecer acesso direto à rede de Muito Alta Tensão, o speed-E contorna as restrições da rede de distribuição e pode fornecer conectividade de rede para áreas remotas onde a rede de distribuição pode não estar disponível. A solução inovadora criada pela REN posiciona a empresa como facilitadora da transição para a mobilidade sustentável, complementando as soluções existentes e apoiando a descarbonização do setor da mobilidade de forma economicamente vantajosa, utilizando a Rede de Transporte existente.

Para além do speed-E, distinguido na categoria “Subestações e Instalações Elétricas”, a REN viu outro trabalho seu distinguido pelo júri do XIX Encontro. Na categoria “Mercados de Eletricidade e Regulação” foi distinguido o projeto “Impacte da utilização de modelos de rede de transporte na avaliação probabilística da adequação dos sistemas elétricos – caso Português”. Este trabalho investiga o impacte resultante da inclusão da rede de transporte na avaliação da adequação a longo-prazo da reserva estática e da reserva operacional de sistemas electroprodutores interligados.

O CIGRE é a maior organização mundial no campo da eletricidade de alta tensão, tendo sido criado em 1921 em Paris, França. É um fórum que junta os maiores especialistas de todas as áreas respeitantes à tecnologia e gestão técnica dos sistemas de energia elétrica, criando uma comunidade global colaborativa para a criação e partilha de experiência em sistemas de energia.

Saiba mais sobre o projeto speed-E aqui.



;
0:00
/
0:00