01 fevereiro 2024

REN e Atlante estabelecem parceria para desenvolver 5 projetos utilizando a solução de ligação à rede speed-E

A REN – Redes Energéticas Nacionais, gestor e operador das redes nacionais de transporte de eletricidade e gás natural, e a Atlante, multinacional italiana dedicada ao desenvolvimento, construção e operação de estações de carregamento de veículos elétricos, assinaram hoje, 01 de fevereiro, quinta-feira, um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de cinco projetos em Portugal utilizando a solução de ligação à rede speed-E, desenvolvida e patenteada pela REN.

O speed-E é uma solução inovadora que possibilita o carregamento de veículos elétricos através de uma ligação direta à rede de transporte de energia elétrica, isto é, das linhas de Muito Alta Tensão.

Ao permitir a ligação à rede de transporte, além da disponibilização de elevada potência para fins relacionados com o carregamento de veículos elétricos, a solução alarga a oferta da infraestrutura de carregamento aos locais onde a rede de transporte está presente, o que em Portugal representa uma extensão de cerca de 9000 km.

A solução garante a alimentação simultânea de múltiplos carregadores rápidos e/ou ultrarrápidos e a sua arquitetura modular permite ainda customizar os projetos à necessidade de potência dos clientes, de forma escalável ao longo do tempo.

A parceria entre a REN e a Atlante dará origem às primeiras estações de carregamento de veículos elétricos a nível mundial alimentadas diretamente a partir de linhas de Muito Alta Tensão.

Para João Faria Conceição, COO da REN: “Esta parceria reflete a capacidade que a REN tem de desenvolver soluções que respondam à transição energética e que contribuam positivamente para a descarbonização da sociedade. A Atlante é um óbvio parceiro para o speed-E em Portugal, não só pela sua larga experiência neste sector, mas também pelo facto de, desde o início, ter valorizado o potencial estratégico desta ferramenta inovadora para promover o carregamento de veículos elétricos de uma forma mais rápida e segura, mitigando os desafios futuros relacionados com uma maior necessidade de disponibilidade de potência”.

A solução desenvolvida pela REN já foi distinguida diversas vezes por entidades ligadas à energia e mobilidade. Em 2022, a solução speed-E ganhou o prémio 'Melhor Prática do Ano', na categoria 'Inovação Tecnológica e Integração de Sistemas'', atribuído pela Renewables Grid Initiative. Foi ainda a vencedora da categoria 'Carregamento & Energia' atribuído na sexta edição do eMove360º, uma das principais feiras de mobilidade 4.0 a nível mundial.

A Atlante é uma empresa multinacional com operações em Itália, França e Espanha e Portugal, onde é atualmente um dos maiores operadores de postos de carregamento.

A empresa tem como objetivo criar uma rede de carregamento elétrico rápido e ultrarrápido no espaço europeu, servindo clientes de todas as marcas e modelos de veículos elétricos, impulsionando a transição para a mobilidade elétrica.

A REN tem realizado uma forte aposta na Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), um dos vetores estratégicos da empresa. Este investimento da empresa na IDI visa a criação e desenvolvimento de soluções que permitam o cumprimento, de forma eficaz e eficiente, dos objetivos energéticos a nível nacional e europeu, bem como o apoio ao combate às alterações climáticas, assim como contribuir para o desempenho de excelência da REN no âmbito da segurança e qualidade do abastecimento de energia.



;
0:00
/
0:00