O Sistema Elétrico Nacional registou, no dia 1 de fevereiro, um novo máximo histórico de produção eólica diária e desta vez o recorde foi registado tanto na produção diária (102,8 GWh) como na potência máxima (4594 MW).
Neste dia, o share da produção eólica foi de 63% e, à hora da ponta eólica, a produção eólica correspondia a 90% do consumo nacional. Cerca de 3,7% (6,7 GWh) da produção nacional foi destinada a exportação, de um total de 180 GWh de produção no dia.
Este novo recorde histórico de produção eólica diária em Portugal segue-se ao máximo atingido pouco mais de uma semana antes, no dia 23 de janeiro, quando a produção diária foi de 101,9 GWh, o que correspondeu a 61% do consumo diário.
Atualmente, estão instalados nas centrais eólicas 5150 MW, que em média abastecem cerca de 25% do consumo nacional.
Em 2018, a produção renovável abasteceu 52% do consumo nacional, mais saldo exportador, repartida pela eólica e hidroelétrica, ambas com 23%, biomassa com 5% e fotovoltaica com 1,5%.
O elevado valor de produção renovável verificado em 2018, seguindo uma tendência dos anos anteriores, vem realçar o esforço desenvolvido pela REN, no sentido de criar as condições necessárias, quer ao nível do desenvolvimento e operação da Rede, quer na sofisticação das suas funções de Gestão do Sistema, para uma persecução sustentável de metas mais ambiciosas de integração de renováveis, em resposta às Políticas Energéticas Nacionais e Comunitárias de descarbonizarão da Economia.
O sucesso dos resultados obtidos têm contribuído para o reconhecimento da REN como um Operador de referência internacional neste domínio.