A Transemel, elétrica chilena detida na totalidade pela REN, renovou o selo “HuellaChile” pelo terceiro ano consecutivo. O “HuellaChile” é um programa gerido pelo Ministério do Meio Ambiente do Chile que promove a quantificação, relato e gestão das emissões corporativas de Gases de Efeito Estufa. O selo foi obtido pela Transemel pela primeira vez em 2021.
A participação da empresa chilena neste programa está alinhada com a estratégia de descarbonização da REN, que recorde-se assumiu o compromisso de redução de emissões de âmbitos 1 e 2 em 60%, face ao ano de referência de 2019, e de 30% de âmbito 3, face ao ano de referência de 2021, e a neutralidade carbónica até 2040, comunicados no âmbito do Capital Markets Day 2024. Entre as iniciativas adotadas para atingir este objetivo refira-se a redução das fugas de SF6 em 30% entre 2023 e 2022.
O programa HuellaChile é apoiado e financiado pela Comissão Europeia e pelos Governos da Alemanha e da Austrália.
A REN tem vindo a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, assumindo no seu Plano Estratégico novos objetivos e iniciativas, de modo a contribuir para promover a transição energética. A empresa atualizou a sua abordagem após ter realizado uma nova consulta às partes interessadas, direcionando esforços para o combate às alterações climáticas, investindo nos capitais Natural, Humano e Social, e na adoção de práticas de governança responsável. Até 2025, a empresa comprometeu-se também a criar uma Estratégia para a Gestão do Capital Natural, a reforçar o investimento em Inovação, investigação e desenvolvimento, a incentivar o voluntariado corporativo e a envolver as comunidades locais em novas iniciativas ambientais.