A Transemel foi novamente reconhecida pelo Programa Nacional de Gestão de Carbono da HuellaChile. O operador chileno de transporte elétrico do Grupo REN faz parte deste programa desde 2021, no âmbito do qual se compromete a desenvolver iniciativas para reduzir a sua pegada de carbono.
O HuellaChile é um programa do Ministério do Meio Ambiente do Chile que promove a quantificação, o reporte e a gestão das emissões corporativas de GEE (Gases com Efeito de Estufa) nos sectores público e privado.
O Programa distingue as organizações participantes em quatro níveis, que vão desde a quantificação voluntária da pegada de carbono até à declaração de excelência.
A participação da empresa de eletricidade chilena neste programa, onde ocupa atualmente o nível 1, está alinhada com a estratégia de descarbonização da REN e resulta do trabalho desenvolvido pela Transemel em conjunto com a Direção de Sustentabilidade Operacional, que colaborou em metodologias de cálculo de emissões de âmbito 3. Durante o ano de 2025, está prevista a participação na Academia de Sustentabilidade para capacitar o seu pessoal e os seus prestadores de serviços.
Entre as iniciativas adotadas para alcançar este objetivo destaca-e o investimento de cerca de 33.000 USD na gestão de fugas de gás sf6.
Para a equipa da Transemel, "a participação neste projeto nacional é completamente natural para nós, pois acreditamos profundamente que o nosso trabalho deve contribuir para a sociedade". O diretor-Geral reconhece que o HuellaChile também trará benefícios a vários níveis, como "melhorar a eficiência energética e reduzir os custos com energia", e acrescenta que "apesar de ainda sermos uma empresa pequena no setor energético chileno, queremos liderar, de certa forma, uma mudança decidida que conduza o setor à plena sustentabilidade e à geração de um impacto líquido positivo".
O programa HuellaChile conta com o apoio e financiamento da Comissão Europeia, do Governo da Alemanha e do Governo da Austrália.