A Transemel, elétrica chilena detida na totalidade pela REN - Redes Energéticas Nacionais, foi novamente reconhecida com o selo HuellaChile, uma distinção atribuída no âmbito do Programa Nacional de Gestão de Carbono HuellaChile.
O HuellaChile é um programa do Ministério do Meio Ambiente do Chile que promove a quantificação, relato e gestão das emissões corporativas de GEE nas esferas pública e privada e que a Transemel integra desde 2022.
A participação neste programa e o reconhecimento por parte do Ministério do Meio Ambiente do Chile confirma “o firme contributo da Transemel no combate às alterações climáticas, controlando e tentando reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa”, explica Rodrigo Guerrero, diretor da elétrica chilena. A Transemel tem melhorado a eficiência energética e reduzido os custos de energia, em linha com a estratégia de descarbonização empreendida pela REN, potenciando a abertura de novas oportunidades de negócio sustentáveis.
Entre 2022 e 2021, a pegada carbónica da operadora de transporte de eletricidade chilena do Grupo REN registou uma redução de 13%, passando de 12.254 tCO2 para as 10.664 tCO2.
A REN tem vindo a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo assumido o objetivo de reduzir as suas emissões em 50% até 2030 (em comparação com 2019), conseguindo atingir a neutralidade carbónica em 2040, dez anos antes do definido pela União Europeia. A empresa continuará a promover, apoiar e desenvolver ações e projetos em linha com os objetivos que, de entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foram identificados como prioritários e alinhados com a estratégia de sustentabilidade da REN. A empresa pretende ainda ter 1/3 dos cargos de gestão de topo ocupados por mulheres até 2030, promover a diversidade e assegurar que o financiamento da empresa seja proveniente na sua totalidade de emissões verdes.