25 setembro 2019

Alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação nos Açores, distinguidos com trabalho sobre campos eletromagnéticos e a saúde

Uma equipa de alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação, nos Açores, foi a grande vencedora da décima edição do MEDEA, uma iniciativa da REN e da Sociedade Portuguesa de Física (SPF), destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

Com a coordenação da professora Nídia Fidalgo, os alunos André Pereira, Lucas Sousa, Eduardo Raposo, Júlia Silva, João Rocha e Alexandre Sousa do curso de Ciências e Tecnologia pertencentes à Escola Básica e Secundária da Povoação, tiveram oportunidade de apresentar o seu projeto perante uma plateia de colegas e professores.

A equipa denominada ' Novelãos Team ' realizou um trabalho científico, com o objetivo de identificar e medir os campos eletromagnéticos (CEM) de baixa frequência que nos rodeiam, e constataram que vivemos rodeados de campos eletromagnéticos no dia a dia: em casa com os nossos aparelhos domésticos, em instalações elétricas ou na proximidade de equipamento de transporte de energia elétrica. Segundo o site desta equipa de alunos (https://novelaosteam.wixsite.com/medea10), o trabalho permitiu concluir que os valores registados se encontram dentro dos limites-legais de exposição e, à medida que a distância aumenta em relação ao equipamento, o valor do campo magnético lido diminui. 

Na décima edição do MEDEA, foram ainda atribuídas duas menções honrosas a uma equipa de alunos do Colégio La Salle, de Barcelos, e uma equipa do Agrupamento de Escolas de Póvoa Santa Iria.

Os alunos Inês Oliveira, Eva Rosmaninho, Diogo Ferreira da Cruz, Luana Brito e Joana Cardoso, do Colégio La Salle, efetuaram medições em aparelhos do dia a dia como computadores portáteis, máquinas de lavar, e junto a linhas de transporte de energia. 

Os alunos Ana Filipa Rio, André Filipe Páscoa, André Feliciano, Carolina Cardoso e Conchinha e Diogo Brito da Costa, do Agrupamento de Escolas de Póvoa Santa Iria escolheram, além de aparelhos domésticos, a estação de comboios da Póvoa de Santa Iria e uma estação de transformação elétrica para efetuar as suas medições.

A 11ª edição do MEDEA abre inscrições durante o mês de outubro. O prazo de inscrições decorre até ao dia 23 de janeiro. Os alunos podem inscrever-se em http://medea.spf.pt. As medições são precedidas por um curso preparatório, ministrado pelo Coordenador do MEDEA, Horácio Fernandes, que pretende 'uma melhor preparação dos alunos para as medições dos campos eletromagnéticos' salienta o Professor do Instituto Superior Técnico. 



Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia

Periodicidade *
;
0:00
/
0:00