O desempenho ESG da REN – Redes Energéticas Nacionais tem vindo a ser reconhecido nos principais ratings de sustentabilidade internacionais. As avaliações feitas pela S&P Global, Carbon Disclosure Project, Morgan Stanley, ISS ESG ou Sustainalytics têm sido revistas em alto nos últimos anos, confirmando o contínuo desenvolvimento da empresa em áreas como a sustentabilidade, transição energética e alterações climáticas, gestão do capital natural, valorização dos colaboradores, criação de valor para as partes interessadas e governação responsável.
A atuação da REN levou o Financial Times a selecioná-la como uma das Europe’s Climate Leaders, e a ser incluída na lista das empresas com melhor rating em ESG de 2025 do Morningstar Sustainalytics (2025 ESG Top-Rated Companies List).
A REN apresentou em 2024 o seu Plano Estratégico até 2027, no qual reforça o seu compromisso com a Transição Energética, sem comprometer a solidez financeira e a excelência operacional que distinguem a empresa. Neste Plano, a REN compromete-se com a redução das emissões de Âmbitos 1 e 2 em 60% até 2030 e a redução das emissões de Âmbito 3 em 30 % até 2030 e a neutralidade carbónica das operações até 2040. A empresa continuará a promover, apoiar e desenvolver ações e projetos em linha com os objetivos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A empresa pretende ainda ter 1/3 dos cargos de gestão de topo ocupados por mulheres até 2030 e assegurar o financiamento total da empresa através de emissões verdes.