Albino Marques, diretor de Relações Institucionais da REN – Redes Energéticas Nacionais foi, em 26 de Setembro passado, reeleito Coordenador para a região da Europa Continental do Comité de Operações da ENTSO-E.
Este grupo regional integra representantes de 29 operadores de redes de transporte de eletricidade e ainda mais 4 operadores com estatuto de observador ou acordo operacional de ligação. Este é o segundo e último mandato de dois anos de Albino Marques como coordenador para a região da Europa Continental da ENTSO-E.
Antes de assumir este cargo em 2021, o engenheiro português foi, entre 2019 e 2021 Coordenador adjunto para esta mesma região, e coordenador do projeto de autonomização e reconhecimento das capacidades técnicas do operador de transporte de eletricidade do Kosovo.
Entre as suas principais responsabilidades no seio da ENTSO-E esteve, em 2022, a coordenação do processo de ligação de emergência, após a invasão russa, da rede elétrica da Ucrânia ao sistema elétrico síncrono da Europa Continental, assegurando a estabilidade do sistema elétrico da Ucrânia e possibilitando as trocas de energia elétrica com os países vizinhos, tema que se manterá critico neste novo mandato enquanto a Ucrânia continuar em guerra.
A ENTSO-E (Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade) é uma associação dedicada à cooperação entre os operadores europeus de redes de transporte. Os membros da ENTSO-E são responsáveis pelo funcionamento seguro e coordenado do sistema elétrico europeu, a maior rede elétrica interligada do mundo.
A associação mobiliza as competências únicas dos operadores de redes de transporte, garantindo que as luzes continuam acesas por toda a Europa, possibilitando a transição energética e promovendo o bom funcionamento do mercado interno de eletricidade, nomeadamente através do cumprimento dos mandatos conferidos à ENTSO-E com base na legislação da UE.