20 fevereiro 2024

Emissão de obrigações verdes da REN com procura sete vezes superior à oferta

A REN – Redes Energéticas Nacionais, fez uma emissão de obrigações verdes, no montante de 300 milhões de euros, com maturidade a 8 anos e com uma taxa de juro de 3,614% equivalente ao mid swap acrescido de 90 pontos base. A procura pela obrigação foi de cerca de 2.050 mil milhões de euros, cobrindo em cerca de 7 vezes a quantidade a emitir.

“Estes resultados demonstram que há cada vez mais interesse de investidores por títulos de dívida indexados à performance de sustentabilidade das empresas, e que estes consideram que o contributo da REN neste campo é relevante. Esta foi a segunda emissão verde da REN, e tal como na primeira, a procura foi bastante superior à oferta, reforçando o perfil de financiamento conservador que nos é reconhecido”, afirma Gonçalo Morais Soares, CFO da REN.

Em termos geográficos, a procura chegou essencialmente da Alemanha, França, Portugal e Reino Unido. A emissão contou ainda com uma forte participação de investidores verdes.

Esta emissão de obrigações verdes inseriu-se na regular política de financiamento da REN, mantendo o perfil de empresa sólida e de baixo risco, não alterando a sua política financeira conservadora que visa consolidar um perfil de crédito Investment Grade. A opção por este tipo de instrumento reflete o alinhamento da estratégia financeira da empresa com a estratégia de sustentabilidade da empresa, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados em 2015 pelas Nações Unidas, e demonstra o compromisso da empresa com as questões ambientais, sociais e de governança.

A REN tem um rating BBB atribuído pela Fitch e pela Standard & Poor’s e Baa2 pela Moody’s.



;
0:00
/
0:00