Já são conhecidos os vencedores da edição 2022 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. O 1º prémio desta edição foi atribuído a Joana Bernardino, investigadora do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) da Universidade do Porto, cuja tese de doutoramento de debruçou sobre a problemática da colisão de aves com linhas elétricas.
Joana Bernardino desenvolveu o seu projeto de doutoramento integrada na equipa da 'Cátedra REN em Biodiversidade', criada no contexto de um protocolo estabelecido entre o CIBIO, a REN e a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Durante o seu doutoramento, a investigadora tentou compreender quais os fatores ecológicos, ambientais e relacionados com a própria infraestrutura que explicam a colisão das aves com as linhas elétricas aéreas. Realizou também uma compilação e meta-análise dos estudos, a nível mundial, que avaliaram a eficácia da sinalização dos cabos das linhas elétricas, enquanto forma de aumentar a sua visibilidade para as aves e reduzir o risco de colisão. Além da avaliação global do desempenho dos dispositivos anti-colisão, nesta meta-análise foram avaliados, pela primeira vez, os fatores que podem influenciar a sua eficácia, nomeadamente a tipologia de linha, o habitat atravessado pela mesma (como proxy das espécies aí presentes), e as características dos próprios dispositivos. Desenvolveu ainda dois estudos que permitiram aumentar a compreensão sobre os fatores ambientais e metodológicos responsáveis por enviesamentos nos trabalhos de quantificação da mortalidade de aves em linhas elétricas.
Os resultados da investigação conduzida têm aplicação imediata nas práticas da REN e de outras empresas energéticas, no nível da escolha das melhores soluções para mitigar os impactes dos seus projetos na avifauna, assim como para a sua monitorização. Exemplo disso é a incorporação dos resultados obtidos no novo 'Manual para a Monitorização de Impactes de Linhas de Muito Alta Tensão sobre a Avifauna e Avaliação da Eficácia das Medidas de Mitigação'. Este manual de boas práticas resultou de um trabalho colaborativo entre o CIBIO, a REN e o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Os três primeiros classificados da edição 2022 do Prémio de Doutoramento em Ecologia irão receber o galardão e apresentar o seu trabalho no 21º Encontro Nacional de Ecologia que, este ano, irá decorrer de 4 a 9 de julho na Universidade de Aveiro, integrado no 2º Congresso SIBECOL (Sociedade Ibérica de Ecologia).
Saiba mais:
https://cibio.up.pt/en/people/details/joana-bernardino/