-Resultados Líquidos crescem 2,9%para 98,4M€
-EBITDA avança 11,1% para 389,1M€
- Retorno da base de ativos (RAB) aumenta 8,9%
A REN obteve lucros de 98,4 milhões de euros até Setembro de 2012, um crescimento de cerca de 3% face ao período homólogo. Destaque ainda para uma melhoria significativa do EBITDA, que atingiu os 389,1 milhões de euros, um avanço de 11,1% face ao período homólogo.
A contribuir positivamente para os resultados da REN esteve a expansão da base de ativos (RAB), que aumentou cerca de 9%, reflexo das entradas em exploração de novas infraestruturas, sobretudo na eletricidade e conclusão das obras de expansão do Terminal de Sines durante o primeiro semestre de 2012.
Para além do incremento da base de ativos, o EBITDA foi, também, influenciado positivamente pelo esforço contínuo de melhoria da eficiência operacional da empresa, o que resultou numa diminuição de 2,5% nos custos operacionais controláveis (OPEX Core). O EBITDA no final dos primeiros nove meses do ano avançou 11,1% para 389,1 milhões de euros.
De salientar ainda que no terceiro trimestre a REN consolidou o seu processo de refinanciamento, tendo efetuado uma Oferta Publica de Subscrição de Obrigações no valor de 300 milhões de euros para o segmento de retalho em Portugal e, em Outubro, acordou com o China Development Bank, os termos do empréstimo de 800 milhões, resultado da parceria estratégica acordada com a State Grid International Development Ltd quando foi feita a privatização da REN.
Para Rui Cartaxo, Presidente da REN: 'Os resultados dos primeiros nove meses refletem uma melhoria contínua da eficiência operacional da empresa, patente no crescimento de 11% no EBITDA e 3% no resultado líquido'.