A Santa Casa da Misericórdia de Sines e a REN vão estabelecer uma parceria de forma a disponibilizar um Serviço de Teleassistência, 24 horas por dia, de forma gratuita, aos idosos do concelho. Responder a situações de emergência médica, identificar casos de violência doméstica e combater a solidão são os principais objetivos deste projeto de apoio domiciliário. Basta que os utentes primam um botão num controlo remoto e num espaço de segundos são contactados por um ‘call center'.
A central de atendimento, da responsabilidade da Helphone, funciona em permanência, 365 dias por ano e não precisa da existência de um telefone ao alcance da mão. Com operadores especialmente treinados para o efeito, os utentes primem um botão num controlo remoto, (que pode ser usado no pulso como um relógio ou colocado como um pendente) e rapidamente são contactados por um ‘call center'. Este sistema está ligado a um intercomunicador fixo que cobre uma área de 200m2 e é compatível com todas as redes telefónicas do mercado.
Atualmente, existem 15 utentes com uma media de idades de 77 anos, que beneficiam deste serviço: 13 mulheres e 2 homens, todos eles residentes na área urbana do concelho de Sines.
'Temos uma politica de proximidade nas comunidades locais onde estamos inseridos e a REN tem, em Sines, uma parte muito significativa da sua atividade', refere Margarida Ferreirinha, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da empresa. 'Apoiamos este projeto da Santa Casa da Misericórdia de Sines porque acreditamos que faz diferença para a população, nomeadamente dos mais idosos, de Sines', salienta ainda.
Para Luís Venturinha de Vilhena, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines, 'este apoio da REN representa um precioso contributo que permite dar continuidade a um louvável projeto, que, entre outros aspetos, favorece a permanência dos idosos em suas casas, retardando a sua institucionalização e, oferece-lhes a possibilidade de um acompanhamento permanente, à distância de um pequeno ‘click'. Além disso, este projeto enriquece o Serviço de Apoio Domiciliário da Instituição, que assim vai além do apoio ao nível da alimentação, higiene pessoal e higiene habitacional. Em caso de acidente, de emergência médica ou até mesmo em situações de solidão os nossos utentes estão mais protegidos e acompanhados e isso deixa-nos mais convictos do cumprimento da nossa missão. Estamos muito gratos à REN por este apoio porque em parceria podemos fazer a diferença junto de quem mais necessita.'