O Natureye, uma parceria entre a REN e a ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra, apresentou no dia 5 de dezembro um conjunto de soluções inovadoras no combate a incêndios rurais. Esta iniciativa surge no âmbito da Agenda Transform, um consórcio que envolve 56 entidades em 30 projetos e que tem como objetivo transformar digitalmente o setor florestal português.
A eficácia da utilização de Balões de Alta – Altitude, câmaras de videovigilância ou drones, serão algumas ferramentas apresentadas, numa iniciativa que abordará também a temática da inteligência artificial e da criação de plataformas de sistemas de apoio à decisão.
O evento que se realizou no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, contou ainda com uma mesa redonda subordinada ao tema da inovação. Moderada pelo Professor Domingos Xavier Viegas, participara no debate Pedro Marques, responsável da área de Redes Sustentáveis da REN, Arlindo Santos, Adjunto para o Conhecimento e Inovação da AGIF e Carlos Tavares Comandante Sub – Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra.
O Natureye é um centro de suporte à decisão baseado em dados multissensoriais, concebido para prevenir, antecipar e mitigar riscos naturais, com ênfase nos incêndios florestais. O projeto utiliza soluções tecnológicas originalmente desenvolvidas no âmbito do projeto rePLANT, como sistemas de monitorização com sensores óticos e térmicos instalados nas torres de muito alta tensão da REN, complementados por sistemas de previsão do comportamento do fogo, melhorando-as e aplicando-as à escala Nacional.
A Agenda transForm do PRR visa transformar digitalmente o setor florestal português para uma economia resiliente e neutra em carbono. Tem como objetivo melhorar a gestão florestal, otimizar processos industriais e aumentar a competitividade do setor, e a sua implementação, até dezembro de 2025, prevê um investimento de 129,3 milhões de euros.