A agência de notação financeira Moody's subiu o rating da REN para 'Baa3', com outlook estável. A Moody's reviu o rating da REN para 'Investment Grade', concluindo assim o processo de revisão para potencial subida anunciado em Maio deste ano.
A referida ação da agência de notação financeira surge na sequência da recente alteração do rating da República Portuguesa, cuja notação foi elevada de Ba2 para Ba1.
Segundo a Moody´s, a subida para o rating Baa3 fundamenta-se na perspetiva de uma melhoria gradual do perfil financeiro da REN, num contexto de um ambiente macroeconômico doméstico progressivamente mais estável. Esta revisão é também suportada pela sólida posição de liquidez da REN e diversificação das suas fontes de financiamento.
A Moody´s considera ainda que este rating se deve ao perfil de baixo risco do negócio de transmissão de electricidade e gás natural em Portugal.
A REN continua a ser a empresa portuguesa com a melhor avaliação no conjunto das três maiores agências de rating mundiais (Fitch: BBB, Moody´s: Baa3 e Standard and Poor´s: BB+).
Para Gonçalo Morais Soares, administrador financeiro da REN, a subida para Investment Grade 'é o reconhecimento de que a estratégia de financiamento da empresa está a dar os seus frutos'.