A REN - Redes Energéticas Nacionais registou, no passado dia 6 de Setembro, uma potência máxima histórica de 3344 MW na produção de eletricidade a partir de gás natural, com todos os grupos das centrais elétricas a Gás Natural na rede. O anterior máximo era de 3176 MW registado em março de 2011. Estes valores traduzem os efeitos da vaga de calor registada no início de Setembro, coincidente com a forte exportação de energia.
A produção máxima diária esteve perto de ser ultrapassada, tendo ficado a apenas 4GWh no anterior máximo de 57,6 GWh, registado em 2011.
Este registo vem demonstrar o papel essencial das infraestruturas nacionais de Gás Natural na garantia de abastecimento dos consumos, e do setor elétrico em particular. Estas são planeadas e concebidas para dar resposta às exigências coincidentes dos consumidores, assegurando o seu pleno abastecimento sem restrições de consumo, garantindo assim o exercício das atividades produtivas que delas dependem. As infraestruturas são por esta razão dimensionadas para garantir não só o consumo médio como também na perspetiva da segurança de abastecimento do consumo de ponta, como foi o caso.
A REN, através da REN Gasodutos, detém a concessão para o transporte de gás natural em alta pressão, que inclui a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural. É através desta que é assegurada a coordenação e funcionamento das infraestruturas de transporte e distribuição de gás natural, garantindo assim a continuidade e a segurança do abastecimento.