Os primeiros ventiladores 'made in Portugal' desenvolvidos pelo CEiiA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel foram hoje entregues ao Hospital de Santo António, no Porto. A cerimónia da entrega simbólica dos primeiros Atena decorreu nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, num evento que contou com a presença do Primeiro-Ministro e do Ministro da Ciência, e a que também assistiu o Presidente da REN.
A REN desempenhou um papel fundamental no financiamento do desenvolvimento do Atena, ao garantir, conjuntamente com outras três instituições - EDP e Fundações Gulbenkian e La Caixa - a compra de 100 ventiladores, aquando da apresentação do projeto, no mês de março.
Os ventiladores adquiridos pelo grupo de mecenas começarão a ser distribuídos nos próximos dias. Mas na cerimónia desta manhã, o Primeiro-Ministro mostrou uma ambição maior para esta nova indústria portuguesa: a obtenção das certificações necessárias para que o ventilador 'made in Portugal' possa competir nos mercados internacionais, onde nesta altura há uma enorme escassez de material do género.