O projeto MEDEA irá contar este ano com a participação recorde de mais de 500 alunos de todo o país. Para a sua 7ª edição, o MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e das Redes Energéticas Nacionais (REN), contará ainda com o maior número de equipas inscritas de sempre, cerca de 100, mais do dobro do ano passado, representando 57 instituições de ensino portuguesas.
Para Maria José Ribeiro Gomes, coordenadora científica do MEDEA 'estes números são uma excelente notícia pois demonstram bem o crescente interesse que ao longo dos anos o MEDEA tem vindo a despertar nas escolas, nos alunos e nos professores. O projeto MEDEA tem como um dos seus objetivos desmistificar os enigmas acerca dos campos eletromagnéticos, desafiando os seus participantes a fazerem medições experimentais em cenários da sua vida quotidiana com interpretação científica rigorosa. E estas medições, estes projetos, estas ações são um excelente veículo de informação na missão de comunicação científica com a Sociedade.'
Instituído em 2008, é dirigido aos alunos de ensino secundário, superior e politécnico, permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.
Os participantes devem elaborar um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto. Cada equipa cria então uma página internet dedicada em exclusivo ao MEDEA, na qual apresenta todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações relevantes ao projeto. As equipas com os melhores trabalhos serão premiadas.