A REN – Redes Energéticas Nacionais foi premiada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) pelo seu projeto de prevenção de incêndios na Serra da Cabreira, recorrendo a cavalos Garranos, bem como pelo Prémio AGIR, entregue anualmente pela REN a iniciativas que respondam a problemas sociais.
A 9ª Edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade da APEE distinguiu, no Eixo de Responsabilidade Social, e na categoria “Ambiente: Redução de Impactes”, o uso de cavalos Garranos no combate aos fogos florestais. O Prémio AGIR recebeu uma menção honrosa no mesmo eixo, na categoria “Comunidade”.
A APEE reconheceu no projeto, que recorre à utilização de cavalos Garranos na prevenção de incêndios florestais, um caráter inovador, que junta a REN e os stakeholders locais na criação de valor partilhado, ajudando a prevenir os incêndios rurais naquela região e, ao mesmo tempo, criando condições para a defesa duma espécie em vias de extinção, beneficiando também as comunidades de Vieira do Minho.
As 263 éguas e 28 garanhões que vivem na Serra da Cabreira fazem a limpeza diária de aproximadamente sete mil quilos de vegetação, reduzindo substancialmente o risco de incêndios florestais. O projeto envolveu, através de protocolo, a autarquia de Vieira do Minho, a Associação de Criadores de Equinos da Raça Garrana e a Associação Para o Ordenamento da Serra da Cabreira.
Já a menção honrosa entregue pelo Prémio AGIR distinguiu a capacidade da iniciativa potenciar soluções inovadoras para problemas sociais. O Prémio AGIR destina-se a associações, empresas e organizações sem fins lucrativos, tendo já apoiado 27 projetos ao longo das suas nove edições. A 10ª edição, dedicada à "Promoção do desenvolvimento sustentável", reflete o compromisso da REN com a Agenda 2030, assente nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
Os prémios da APEE distinguem a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, que criam valor para as partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável