A REN - Redes Energéticas Nacionais (REN), através da REN Gasodutos, REN Atlântico e REN - Armazenagem, foi novamente distinguida com o galardão 'Gold Standard' pela Oil and Gas Methane Partnership (OGMP 2.0) no seu relatório anual de 2022, reforçando assim o seu compromisso e ação da empresa na redução das emissões de metano. O reforço do compromisso em 2022 passa pela redução de, pelo menos, 30% das emissões de metano, quando comparado com o ano de 2018, incrementando assim o objetivo de 2021 que compreendia uma redução de 20% face a 2018.
A OGMP é uma iniciativa lançada pela United Nations Environment Programme e pela Climate and Clean Air Coalition, em parceria com a Comissão Europeia, com a Clean Air Task Force, com o Governo do Reino Unido, e com o Environmental Defense Fund. Mais de 80 empresas com ativos nos cinco continentes, representando uma parcela significativa da produção mundial de petróleo e gás, aderiram à Parceria, que também inclui operadores de transporte e distribuição de gás natural, armazenamento de gás e terminais de GNL.
A REN Atlântico é a empresa responsável pelo Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Sines, que procede à receção do GNL e ao seu armazenamento nos tanques da instalação para posterior regaseificação e injeção na rede de transporte. A REN Gasodutos é a entidade responsável pela operação da Rede Nacional de Transporte de Gás. Recebe o gás na fronteira espanhola, na saída das instalações de armazenamento (a cargo da REN Armazenagem) ou no terminal de regaseificação de gás natural (a cargo da REN Atlântico) e entrega-o aos distribuidores ou aos clientes finais de alta pressão, satisfazendo critérios de qualidade e segurança. A atividade de armazenamento subterrâneo de gás, exercida em regime de concessão de serviço público, está atribuída à REN - Armazenagem.
O 'Gold Standard', a mais alta classificação atribuída pela OGMP 2.0, é atribuído às empresas que apresentam programas de excelência para a quantificação e redução de emissões de metano e metodologias e informação de elevada qualidade. A OGMP 2.0 tem como objetivo a redução das emissões de metano e apoia a criação de um sistema de monitorização, relatório e verificação, para detetar e quantificar com maior precisão as emissões por parte dos operadores do setor. Os relatórios anuais desta iniciativa, ao exigir que as empresas reportem as suas emissões de todas as fontes de ativos ao longo da cadeia de valor, são os mais exigentes internacionalmente.
A REN que participa desde a sua génese nesta iniciativa, o que demonstra o seu compromisso na redução das emissões de metano e em alinhamento com o último Plano Estratégico que a REN apresentou, em 2021, que se comprometeu com os objetivos de reduzir as suas emissões de âmbito 1 e 2 em 50% até 2030 (em comparação com 2019) e de atingir a neutralidade carbónica em 2040, dez anos antes do definido pela União Europeia. A empresa continuará a promover, apoiar e desenvolver ações e projetos em linha com os objetivos que, de entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foram identificados como prioritários e alinhados com a estratégia de sustentabilidade da REN.