A REN - Redes Energéticas Nacionais inaugurou o Datacenter de Riba de Ave, uma infraestrutura que permite reforçar significativamente a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) e dos demais sistemas de informação críticos da Rede Nacional de Transporte operada pela Rede Elétrica.
Inaugurado pelo Senhor Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, o Datacenter terá como utilizadores, para além da REN, o grupo EDP e o grupo NOS, clientes da RENTELECOM, operadora de redes de telecomunicações do grupo REN.
O Datacenter ocupa uma área de cerca de 5.000 m² e inclui 1.200m2 de salas técnicas destinadas a alojar os equipamentos onde residirão os mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país. Cada uma das três empresas que irá utilizar o Datacenter, que será neutral do ponto de vista de operadores de comunicações, terá espaços técnicos separados e isolados.
Atendendo à elevada criticidade desta infraestrutura para o grupo REN e para os seus clientes, o desenho conceptual do datacenter foi sujeito à revisão pelo Uptime Institute, entidade que a nível mundial, confere e certifica o nível de resiliência e elevada eficiência energética deste tipo de instalações. Finalizada a construção, o Datacenter foi sujeito a rigorosas provas de comissionamento e ensaios destinadas a comprovar o seu nível de resiliência a falhas, tendo obtido a certificação Tier III do Uptime Institute, tornando-o numa infraestrutura de referência e excelência tecnológica em Portugal.