A REN está entre as empresas que melhor cumprem as recomendações relativas ao governo das sociedades, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Católica Portuguesa a pedido Associação de Empresas Eminentes de Valores Votados no Mercado (AEM).
A REN teve um índice de 9927 a que corresponde um rating de AAA.
Para Rui Cartaxo, “esta classificação reconhece o trabalho da REN no domínio da Corporate Governance. O facto de alcançarmos este resultado pelo segundo ano consecutivo, deixa-nos especialmente satisfeitos.”
O estudo analisou o grau de cumprimento das recomendações relativas ao governo societário de 43 empresas cotadas. A média do valor de índice das empresas analisadas foi de 9224 pontos, e de 9452 pontos quando consideradas apenas as empresas do PSI 20.
A avaliação do grau de cumprimento resultou na atribuição de um rating para todas as cotadas, com base num índice de pontos de 5.000 a 10.000 correspondente a uma notação em oito classes, de D (rating mínimo) a AAA (rating máximo).
O estudo AEM/Universidade Católica teve como base a informação divulgada publicamente nos relatórios anuais de corporate governance das empresas não tendo qualquer contacto directo ou indirecto com as mesmas. O trabalho em causa está contido no terceiro “Relatório relativo ao Grau de Acolhimento de Recomendações Sobre o Governo das Sociedades em Portugal e Apuramento do Índice e Rating de Governo Societário Católica Lisbon/ AEM”.