A RENTELECOM vai ser a empresa responsável pelo fornecimento de um sistema de telecomunicações para a Central Hidroelétrica de Alqueva II.
O reforço de potência de Alqueva II (CAV2), a implantar na margem direita do rio Guadiana, engloba a construção de um novo circuito hidráulico e de uma nova central, que será equipada com dois grupos geradores reversíveis tendo, cada um, a potência máxima de 130 MW, duplicando assim a potência atualmente instalada.
No âmbito deste projeto, a EDP Produção, através da sua participada Empresa Hidroeléctrica do Guadiana, S.A., adjudicou à RENTELECOM uma proposta para o fornecimento, instalação e comissionamento de um Sistema de Telecomunicações.
Este sistema garante os requisitos de interligação de CAV2 à Rede Nacional de Transporte (RNT) da REN e à sua Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS), disponibilizando os serviços de comunicações essenciais aos sistemas de proteções de linha, telecontrolo, telemedida e acessos remotos.
A adjudicação incluiu ainda a implementação de uma componente de voz fixa e sem fios adequada às necessidades de serviços de voz e ligação de modems do complexo de Alqueva II, e um sistema de videoporteiro.
Rui Franco, Director da RENTELECOM salientou a importância do projecto para a REN e destacou 'a experiência das equipas da REN no desenho, instalação, comissionamento e manutenção deste tipo de soluções para outros centros produtores EDP'.