Na oitava edição do Medea, foram ainda atribuídas duas menções honrosas à equipa 'Acima da Medea', do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão e à equipa 'Fragmentados', da Academia de Música de Santa Cecília, Lisboa.
A edição do Medea 9 já tem inscrições abertas. O prazo de inscrições decorre até ao dia 26 de janeiro. Os alunos podem inscrever-se em http://medea.spf.pt/
Sobre o Medea:
Instituído em 2008, o MEDEA é dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.
Os participantes elaboram um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto. Cada equipa cria então uma página internet dedicada em exclusivo ao MEDEA, na qual apresenta todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações relevantes ao projeto. As equipas com os melhores trabalhos serão premiadas.