A REN - Redes Energéticas Nacionais já abriu as candidaturas para a décima edição do Prémio AGIR. Até ao próximo dia 28 de abril, poderão ser apresentados projetos sem fins lucrativos que ajudem a promover o desenvolvimento sustentável através de soluções que contribuam para o cumprimento de um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas. Estes ODS estão enquadrados na Agenda 2030, uma iniciativa global que integra 17 e 169 metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que deverão ser implementados por todos os países.
O tema do AGIR 2023 reflete o compromisso da REN com a Agenda 2030, que é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
As candidaturas podem ser apresentadas em www.stone-soup.net e a divulgação dos projetos selecionados será feita em novembro de 2023. A seleção das três melhores candidaturas é da responsabilidade da REN, em parceria com a STONE SOUP, entidade que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, efetuando também a avaliação do impacto social real do apoio atribuído. Ao primeiro classificado é concedido um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.
O Prémio AGIR enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN. Esta iniciativa tem por objetivo apoiar projetos estruturantes, com impacto real na população e na comunidade. Anualmente, o Prémio AGIR seleciona uma área de intervenção social e distingue três projetos. As últimas edições foram dedicadas aos temas, 'Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas'(2022); 'Inovação Social em resposta à COVID-19'(2021); 'Promoção de Emprego para Pessoas Vulneráveis'(2020) 'Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar' (2019); 'Preservação do património natural' (2018); 'Inserção Laboral de Pessoas com Deficiência' (2017); 'Combate à Pobreza e Exclusão Social' (2016); 'Envelhecimento Ativo' (2015) e 'Criação de Emprego' (2014).
Mais informação em: http://www.ren.pt/pt-PT/sustentabilidade/premio_agir