01 março 2022

Prémio AGIR distingue promoção do meio ambiente e da biodiversidade e combate às alterações climáticas

A REN - Redes Energéticas Nacionais tem em curso as candidaturas para a nona edição do Prémio AGIR, este ano dedicado à Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. As candidaturas podem ser apresentadas até ao próximo dia 29 de abril.

O Prémio AGIR enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN e pretende apoiar projetos desenvolvidos por associações, empresas e organizações sem fins lucrativos. Numa altura em que se assiste cada vez mais a situações climatéricas extremas, causadas, também, por uma insuficiente proteção ambiental, é urgente encontrar soluções para reverter o atual estado do planeta, motivo pelo qual o Prémio AGIR se vai dedicar a este tema, que foi a escolha dos colaboradores da REN para a edição de 2022. 


Em 2014, a primeira edição desta iniciativa teve como tema a criação de emprego. Nas sete edições seguintes, o Prémio AGIR foi dedicado, respetivamente, ao envelhecimento ativo, ao combate à pobreza e exclusão social, à inserção laboral de pessoas com deficiência, à preservação do património natural, ao combate ao abandono escolar e promoção do sucesso escolar, à promoção de emprego para pessoas vulneráveis e à Inovação Social na resposta à COVID.


Entre as associações premiadas encontram-se a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o projeto 'Gado Sapador', Associação Salvador, com o projeto 'Eu - Consigo!', a OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento, com o projeto 'Localizar-TE', a Coletividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina (Chapitô), com 'Trupe Sénior', o Serviço Jesuíta aos Refugiados, com 'Gericuidar' e o CDI Portugal com 'Apps for Good' e a Associação CRESCER, com o projeto 'É um Restaurante'. Na última edição, o projeto social 'SPEAK', da Share Your World, foi o vencedor.


Os projetos que pretendam concorrer à edição deste ano podem apresentar a sua candidatura
de 1 de março a 29 de abril. A seleção é da responsabilidade da REN em parceria com a Stone Soup Consulting, que vai acompanhar e monitorizar a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, assim como efetuar a avaliação do impacto social real do apoio da REN a cada projeto. Ao primeiro classificado é atribuído um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.



Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia

Periodicidade *
;
0:00
/
0:00