A REN - Redes Energéticas Nacionais assinou hoje um acordo com o CEPRI - China Electric Power Research Institute (em representação da State Grid International Development), para a constituição de um Centro de Investigação e Desenvolvimento em Portugal, na área da Energia.
O Centro, que contará com a colaboração de universidades de prestígio no setor da energia, indústria local e instituições de I&D internacionais, pretende tornar-se numa plataforma de conhecimento internacional de desenvolvimento de soluções e ferramentas inovadoras aplicadas à operação e planeamento das redes de transporte de energia.
Para Rui Cartaxo, CEO da REN, 'o Centro de Investigação e Desenvolvimento é de grande importância para o sector da energia em Portugal e irá contribuir para o desenvolvimento de um sistema energético mais eficiente, seguro, barato e sustentável, colocando a REN e o País no pelotão da frente no campo da gestão das redes de transporte de energia'.
O Centro de I&D será dividido em quatro áreas: Simulação de Sistemas de Energia; Gestão da integração em redes de Fontes de Energia Renovável; Tecnologias para Redes Inteligentes; e Economia e Mercados de Energia.