A REN - Redes Energéticas Nacionais, inicia esta semana uma série de ações do programa 'Heróis de toda a espécie', em escolas do ensino básico de todo o país, onde juntamente com a Quercus, procurará sensibilizar os mais novos para a importância da proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.
O programa 'Heróis de toda a espécie', que conta com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção-Geral da Educação é dirigida a crianças do 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico e pretende torná-los verdadeiros embaixadores da importância da biodiversidade. Concebida para complementar os programas escolares, as ações de sensibilização utilizam uma abordagem interativa e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.
Teatro, jogos e plantação de árvores serão o mote destas ações, que irão envolver cerca de 250 alunos e que terão lugar nos próximos dias 16 de fevereiro, no Centro Escolar das Lagoas em Ponte de Lima e no dia 17, no Centro Escolar de Bouro, em Santa Maria de Bouro e na EB n.º 1 de Prado, em Vila de Prado. Estas iniciativas incluírão ainda uma apresentação da Quercus sobre as espécies animais e vegetais.
Para facilitar o acesso a todos os conteúdos, foi igualmente criado um site, disponível em www.heroisdetodaaespecie.pt, no qual, para além de materiais didáticos para utilização em sala de aula, estão disponíveis jogos educativos, curiosidades e notícias. Os conteúdos foram desenvolvidos pela Consulai e BIO3, contando ainda com o apoio técnico da Quercus.
A REN prevê ainda publicar no site e divulgar nas páginas corporativas da empresa nas redes sociais, todas as iniciativas e ações no âmbito da biodiversidade, que sejam realizadas pelas autarquias locais e escolas do ensino básico, promovendo assim uma massa crítica nacional.
Para esta edição a REN escolheu como espécies a destacar a Águia de Bonelli, a Cegonha-Preta, o Lobo-Ibérico, o Sobreiro, o Azevinho e o Medronheiro, que irão assumir um lugar de destaque em todas ações e atividades a desenvolver. No futuro serão adicionadas novas espécies animais e vegetais.
Esta iniciativa vem reforçar significativamente a parceria estabelecida entre a REN e o ICNF em 2008, no âmbito do programa 'Business & Biodiversity', promovido por Portugal aquando da Presidência portuguesa da UE. As parcerias para a biodiversidade são projetos conjuntos entre empresas, organizações não-governamentais e entidades públicas, que visam reforçar os instrumentos económicos de conservação da biodiversidade através de ações conjuntas de gestão.